Promoção da Autonomia e do Poder de Afirmação da Mulher

Grupos de crescimento pessoal para lidar com desentendimentos conjugais, com o poder do conjugue sobre a mulher, com a falta de assertividadde e de auto-estima da mulher, entre outros



Objectivo geral:

Os Grupos de Crescimento Pessoal para promover a autonomia e o poder de afirmação das mulheres dentro da relação conjugal são grupos destinados a mulheres que tenham um relacionamento amoroso, em que reinam as dificuldades em lidar com o parceiro e com as questões quotidianas inerentes ao casal.

Consistem em sessões semanais com duração indeterminada, que visam a partilha de conhecimentos e de histórias de vida, de emoções e sentimentos e de estratégias para lidar com as situações em questão. É uma partilha entre pessoas em situações similares, isenta de juízos de valor, de criticas e de preconceitos. É uma partilha que visa o crescimento pessoal de cada elemento do grupo e que o mesmo se torne capaz de lidar com as situações adversas respectivas ao que o leva a participar nestas sessões. É de ter em conta que não se trata de uma terapia familiar nem tão pouco se espera  a participação dos dois elementos do mesmo casal.

 Objectivos especificos:

  • Estereotipos pessoais e profissionais em relação às mulheres e em relação à forma como elas devem ser e como se devem comportar em determinados contextos. Dificuldade da autonomia emocional e da auto-estima das mulheres devido a estes sofismas. Estratégias para lidar com estas questões.
  • Reconhecimento do valor pessoal de cada participante, das suas capacidades, das suas necessidades e das suas escolhas.
  • Reconhecimento da necessidade em delegar tarefas e responsabilidades e capacidade para o fazer.
  • Auto-profecias que se realizam por si próprias. Estratégias para lidar com as mesmas.
  • A linguagem não verbal que dá a entender ao outro a atitude de submissão de algumas mulheres, a necessidade de ser protegida e a idéia de ser incapaz de tomar conta de si própria. Linguagem inconsciente que leva a comportamentos "machistas" de alguns homens. Estratégias para lidar com estas situações.
  • A auto-anulação e a renúncia de algumas mulheres. Atitudes que só levam a que o outro esteja habituado a que somente se satisfaça as suas necessidades e os seus interesses e que tenha comportamentos que não tenham em conta os interesses e necessidades da parceira. Estratégias para lidar com estas situações.
  • Exercícios para se trabalhar a auto-estima e a capacidade de afirmação.
  • Exercícios de reflexão e de experimentação.


Moderadora:
Dra. Mónica de Sousa - Psicóloga Clínica

Destinatários:
Mulheres de qualquer idade desde qjue tenham um relacionamento amoroso em que achem que há dificuldades conjugais e dificuldades inerentes ao relacionamento em si.

Não é terapia de casal e, por isso, não se prevê a participação de ambos os conjugues do mesmo casal.


N.º de participantes:
Grupos entre 4 a 12 pessoas.


Datas e locais:
Vários horários. Em Lisboa.


Duração e horários:
Sessões semanais de duas horas cada. Vários horários. Duração indeterminada.
 

Contactos e inscrições:

Dra. Mónica de Sousa
Telemóvel: 91 907 11 22
Contacte por Email clicando aqui



Inscreva-se na Newsletter

Email:
Confirmação - Escreva o seguinte número: 5507




Envie-nos a sua mensagem

Nome:
Email:

Telefone (opcional mas também importante)
Confirmação - Escreva o seguinte número: 5507

Mensagem